A Companhia Carris de Ferro de Lisboa (C.C.F.L., CCFL, ou simplesmente Carris) é uma empresa de transporte público de passageiros da cidade de Lisboa, Portugal. Foi fundada em 1872, e era desde 1975 tutelada pela Secretaria de Estado das Obras Públicas, dos Transportes e das Comunicações dependente do Ministério da Economia (e equivalentes diacrónicos).
Porém, em 2015, o XXI Governo Constitucional decidiu que as empresas de transportes colectivos de Lisboa e do Porto ficariam sob a alçada do Ministério do Ambiente.
Desde 1 de fevereiro de 2017, a gestão da Carris é tutelada pela Câmara Municipal de Lisboa. O acordo assinado entre o Ministério do Ambiente e a Câmara Municipal de Lisboa foi assinado a 19 de novembro de 2016, acordando assim que toda a gestão da empresa passe a ser da responsabilidade desta.
A gestão da Carris era uma ambição antiga da CML e esta decisão do XXI Governo Constitucional surge na sequência da suspensão do processo de subconcessão das empresas de transportes públicos de Lisboa (Metro e Carris) ao grupo espanhol Avanza, lançado em 2015 pelo XIX Governo Constitucional e bastante criticada pelos partidos da oposição.
De momento a Carris tem em algumas vagas de emprego para diferentes postos de trabalho.
Procuram:
- Pintor;
- Eletricista da Rede Aérea;
- Mecânico Auto;
- Serralheiro;
- Eletricista Auto;
- Eletricista de veículos de tração elétrica;
- Motorista de Serviço Público / Guarda-Freio;
- Reparador-assentador.
Além dos cargos acima descritos, tem ainda em aberto programa de estágios e pode submeter uma candidatura espontânea. Se tem interesse em ingressar na Carris, pode aceder aqui e consultar todas as informações que necessite.